ACPSSC
 

NOTÍCIAS

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE PÁSSAROS SILVESTRE DE SÃO CARLOS REPRESENTA CIDADE NA CÂMARA PET EM BRASÍLIA

Prezados,
                Com efeito, estivemos em Brasilia no último dia 20, primeiramente na sede do MAPA para instalação da Câmara Setorial Pet. Presentes alguns representantes de nossa classe, entre eles o presidente da FEOMG,  Efrem Louzada e Geriston membro da Diretoria que também representou do Deputado Carlile Pedrosa,  eleito prefeito de Betim. Mais Sergio Garcia e Marcelo Assunção do Rio de Janeiro, João Carlos Presidente do Associação de São Carlos, Emanoel Andrade da AOPE - Recife,  Waldir Pereira da Silva representando a FOGO, Clerio Carvalho pela Associação de Brasilia. Prof Dianese, Hélio Flávio e Roberto de Brasilia, dentre outros. Estavam presente também representantes do Setor de Fauna do Ibama, os Coordenadores Jorge Yoshio Hiodo e Maria Izabel Gomes  e a analista Larissa Carneiro. Além de nós,  havia lá gente de todas as áreas da criação de animais nativos e demais interessados na área. Calculamos em torno de 70/80 pessoas presentes.  

Com certeza, doravante teremos um fórum oficial de discussão do nosso futuro. Mas nesse tipo de local há regimentos com os quais teremos de conviver e nos amoldar. Lá, haverá debates sobre os temas de uma forma bem mais democrática onde os diferentes ângulos das questões serão abordados para se tirar os indicativos que ajudarão a firmar as políticas públicas que nortearão o caminho de nossa sobrevivência. Foi uma grande conquista para todos nós. Temos então que prestigiar a iniciativa e comparecer sistematicamente nas respectivas reuniões que serão quatro em cada ano. A iniciar em 05.02.13. Os primeiros temas: Marco Regulatório (que nos atinge) e a questão Fiscal.  Nesse interregno, reuniões paralelas e preparatórias deverão ser realizadas para afinamento do discurso e discussões prévias dos assuntos de interesses preparatórios. 

Após encerrada a cerimônia no MAPA, fomos todos em conjunto para a Câmara Federal - Plenário 3 onde, com os Deputados Nelson Marquezelli, Otávio Leite e Valdir Colatto, na presença de todos nós,  foi oficializada a mudança de nome da Bancada Eco-Passarinheiro para a de Bancada Pet. Isto porque agora foram agregados os outros setores ligados a "animais de estimação": a criação, industria, comercio, serviço. Essa nova configuração irá fortalecer nossa base junto ao legislativo federal.  Temos, todavia que afinar o nosso discurso, porque embora estejamos juntos daqui  para a frente, sempre há interesses particulares de cada segmento. Os nossos anseios imediatos são a questão dos ajustes da IN10, Lista Pet e consequente destravamento para novos criadores, pela  ordem. Vamos nos aproximar da AbinPet para trocarmos idéias de como avançar na busca do atendimento de nossos interesses emergenciais e prioritários.  Já  que, não temos como mais esperar pelas alterações da IN10 que tanto tem dificultado a ação dos criadores amadores e comerciais com exigências absurdas que precisam ser retiradas do texto, o mais rápido que for possível. Embora tenha-se a  informação que a intenção do Ibama é só fazer os ajustes na IN10 após a publicação da Lista Pet. Por isso tudo,  é salutar que nossa Bancada Pet seja cada vez mais forte porque sabe-se que há questões que só se resolvem com a política. Vamos em frente.  


 

[ + ] NOTÍCIAS AQUI

Publicada em 30/10/2013 | 11:45


 
   
 

Todos os direitos reservados. 2013 - 2015 - Associação dos Criadores de Pássaros Nativos de São Carlos /SP - Design Criadouro Kakapo CK

Início Diretoria Artigos Calendário Resultados Notícias Fique Sócio Documentos Contato