HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Tarde!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

Aclimatação de Pássaros

Revista pássaros nro21/2000

A aclimatação é um fenômeno que atinge todos os pássarosrecentemente adquiridos ou capturados. Não acontece unicamente com os pássarosindígenas ou alienígenas, mas também com todos os canários e nos mais diversosgraus.

Poderíamos defini-la como o período te o qual o pássaro sehabituará, gradativamente, às suas novas condições de vida: essencialmentealimentação e habitat.

É evidente que é um período particularmente difícil para oorganismo do pássaro que está submetido à:

-         -um stress nervoso pelo fato de desaparição bruta! Dassuas condições habituais de vida: tanto faz que seja de meio natural ouartificial.

-         -um stress alimentar: especialmente quando se trata depássaros capturados; passagem ao regime de grãos secos para os granívoros ou aoregime de ração para os insetívoros, etc.

-         -Um stress climático: sobretudo para as espéciestropicais com relação à temperatura e também à intensidade e a duração dailuminação, à umidade do ar, etc.

Constatamos desde já, que o problema da aclimatação écomplexo, uma vez que baseia-se em três componentes: meio ambiente, microfilmee alimentação. É óbvio que a aclimatação será resolvida de acordo com cadacaso, dependendo da origem e condições de cada pássaro adquirido.

Com relação à origem, podemos distinguir:

  1. Pássaros de criação, comprados diretamente no criador.

  2. Pássaros indígenas, capturados recentemente ou não, porém que não são de criação em gaiola.

  3. Pássaros exóticos importados, comprados diretamente do importador, sejam eles de criação ou não.

Qualquer que seja a providência do pássaro, impõe-se sempreuma quarentena, pois a nova aquisição pode, talvez, ser portadora de germes semque a própria afetada demonstre e, portanto, sem marcas exteriores, ou porque amesma já foi tratada anteriormente ou mesmo porque seu organismo reagiuespontaneamente e venceu a infecção, transmitir estes germes a outros pássarosque estejam em contato.

De fato, todos os pássaros, como todos os seres vivos, sãoportadores de germes microbianos ou viróticos, algumas vezes parasitários.Trata-se, geralmente, de germes banais tais como: colibacilos, salmonelas, etc.

Quando um pássaro goza de boa saúde, o número destes germespermanece numa taxa que não acarreta preocupação, entretanto se o organismo,por qualquer motivo se debilita, resfriamento ou deficiência alimentar,esgotamento ou por numerosas posturas ou por viagens prolongadas, stress deaclimatação, etc., os mecanismos de defesa interna ficam enfraquecidos e nesseinstante os germes podem multiplicar-se de maneira desordenada infestando todoo organismo, ocasionando assim a doença que traduzir-se-á por sintomasespecíficos se for um só tipo de germe, ou por múltiplos sintomas se forocasionado pela multiplicação de várias espécies de germes, dando lugar a umadoença polimicrobiana de diagnóstico muito difícil. Geralmente é esta últimahipótese que ocorre.

Repetindo, se o pássaro está com boa saúde, e entendemos porboa saúde, que não lhe falta nada para assegurar o bom funcionamento de todosos seus aparelhos, os germes banais permanecem a uma taxa aceitável e oorganismo não é em nada afetado, portanto não é a presença de um microorganismoou de um parasita qualquer que é o responsável pelas doenças numa criação. É oque acontece na natureza, os pássaros vão constantemente beber em poças deágua, que sabemos são verdadeiras culturas de microorganismos e parecem nãoserem afetados, uma vez que possuem já as defesas naturais e o equilíbrio dosparasitas.

À guisa de conclusão, é preciso percebermos que qualquerpássaro que for introduzido em nosso criadouro, seja ele vindo do melhorambiente e condição possíveis, sempre vai trazer consigo algo de diversos,parasitas e microorganismos diferentes dos existentes em nossos pássaros.Também é importante percebermos que nossa forma de alimentação, tipo de alimentação, local, etc., sendo outros que não os já acostumados pelo exemplaradquirido poderá afetar suas condições físicas e propiciar o aparecimento dealguma doença. Portanto, uma quarentena e fortificantes sempre se impõe a todae qualquer nova aquisição.

 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 3129 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS