HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 *
Criadouro Kakapo
ESCOLHA DE REPRODUTORES
 
Revista ABC Junho 2005
STELLA MARIZBENEZ
 
Uma boa ave reprodutora é aquela que possui carga genética para reprodução herdada dos pais. Deve desenvolver a estrutura fisiológica viável para reprodução, dede a formação física geral, como também o desenvolvimento de todas as etapas de evolução de órgãos, dos hormônios e do comportamento para a perpetuação da espécie, e por sua vez, destas características.
 
Devemos buscar machos produtores de boas fêmeas para cruzar com fêmeas produtoras de boas fêmeas. Machos produtores de bons machos, para cruzar com fêmeas produtoras de bons machos. Ou seja, as características de pai e mãe interferem tanto nos filhotes machos, quanto nos filhotes fêmeas.
Para uma ave ser um bom reprodutor tem que ter atingido a maturidade sexual, na qual os órgãos reprodutores e o sistema endócrino (órgãos e glândulas produtores de hormônios) estão em plena atividade. Estas aves devem ter características genéticas e hereditárias boas, as quais expressam em seu fenótipo e comportamento reprodutivo seu potencial de reprodução. Através do registro da árvore genealógica, ou seja, heranças genéticas dos antepassados, podemos ter maior precisão na escolha dos reprodutores. Algumas espécies possuem padrões físicos que influenciam na escolha e seleção dos  reprodutores. Como é o exemplo das cores dos canários dos agapornís, das calopsitas, o canto dos curiós e bicudos, trinca-ferro, etc. A partir do momento que todos os criadores de aves fizerem o controle destas características, será muito mais seguro e certo adquirir um reprodutor.
Esta análise e registros auxiliam na dinamização da criação e controle geral.
Devemos evitar cruzamentos com aves portadoras de fatores letais, ou deformidades genéticas conhecidas, ou mesmo a consangüinidade  (cruzamento entre parentes). As chances de ser gerado um embrião com deformidades aumenta, podendo mesmo ocorrer morte embrionária durante alguma fase da incubação.
Adultos reprodutores saudáveis e bem alimentados e nutridos, geram ovos saudáveis para sustentação do embrião e do filhote na sua primeira semana de vida.
As fêmeas resistentes ás doenças, submetidas a controle de contaminação de parasitas, imunizadas com vacinações nas datas correias (no caso de já existirem no Brasil), vivendo em ambiente com higiene, geram anticorpos que serão transmitidos através do ovo para o filhote. Estes anticorpos, protegem o filhote até que seja imunocompetente, ou seja capaz de gerar sua própria imunidades.
Poderemos ter a morte do embrião na incubação, causada por vários motivos isolados ou associados, que no caso podem ser: contaminação da incubadora, ou mesmo da fêmea que choca, erros na incubação (oscilações de temperatura, erros de viragem, erros no controle da umidade); qualidade do ovo (níveis nutricionais pobres da gema, ausência de anticorpos maternos suficientes); somados a contaminação e falta de higiene ambiental.
A natureza é sábia, pois uma ave com problemas físicos, geralmente não sobrevive, muito menos se reproduz. O homem favorece, muitas vezes, esta sobrevivência e multiplicação, podendo se tornar uma característica deletéria para a espécie. Toda a regra tem sua exceção, pois nem todas as características negativas impedem a reprodução da ave.

 

 Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Acasalamentos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS