HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 *
Criadouro Kakapo

 CARA-METADE, ERRO OU CAPRICHO DA NATUREZA?
Benedito Gomes Tosa
Revista Brasil Ornitológico 54
Arquivo editado em 02/05/2004
Eurico Santos, em Zoologia Brasílica, volume 5, página 271, descreve minuciosamente a pintura de uma avezinha discreta e delicada que agrada nossos olhos com sua figura harmoniosa, higiene de penas impecável, o “Sporohila c. caerulescens”, o nosso papa-capim ou coleirinha e que, na íntegra, transcrevemos: 
“...são de cor negra, a fronte, faces, cabeça, nuca e a região que fica por baixo da mandíbula inferior, em forma de gola, “coleira”, separando assim a garganta do peito. São de cor cinzento-ardósia, quase negro, o dorso, retrizes e coberteira da causa, quer as remiges. Uma raja que parte da raiz da mandíbula inferior, bem como a garganta, o peito, o ventre e uropígio são brancos ou levemente-esverdeado, tarsos anegrados. 
As fêmeas são pardo-oliváceo-claras, com asas e cauda mais escuras, parte inferior clara, lavada de ocráceo e o centro do ventre, branco”. 
Complementamos belíssima descrição acrescentando que o bico da fêmea é escuro e o tarso cinza-claro. 
Apareceu e vive sob observação no “Recanto dos Pássaros”, propriedade de José Valmir de Salvi, aqui em Serra Negra, Estado de são Paulo, um exemplar de coleirinha que aguçou a curiosidade dos amantes da ornitologia na região. 
“Cara-Metade”, nome de registro do pássaro que, por erro ou capricho da natureza é um ginandromorfo perfeito, pois mostra exatamente na linha mediana do corpo, a divisão dos caracteres sexuais. 
A parte direita é masculina com todos os detalhes da plumagem acima descritos sendo que a “coleira” (parte do corpo que originou o nome popular da ave), cessa na linha mediana do pescoço sem que uma pena, por minúscula que seja, avance a demarcação; a parte esquerda reveste-se com traje feminino e, segundo Helmut Sick, autor de “Ornitologia Brasileira”, à página 755, isto, “...reflete a regra de que em aves apenas o ovário esquerdo é desenvolvido...” 
No mesmo trecho, Sick, o cientista das aves, ante a quem o mundo se curva por sua sabedoria, experiência, conhecimento, pesquisas, trabalhos divulgados, revela ter visto, em toda sua vida, apenas dois exemplares com esta anormalidade morfológica. 
O terceiro exemplar, quem sabe, é o que hoje vive em Serra Negra. Os observadores de pássaros de nossa região confessam nunca terem ouvido falar. Até João Rosa nos seus oitenta e poucos anos de atividades ligadas à sondagem e observação de pássaros silvestres, desconhecia. 
Interessante é que a aproximação de uma fêmea, à parte masculina de “Cara-Metade”, este reage num galanteio carinhoso, exibindo a plumagem e fazendo tremular a assa direita enquanto solta o canto com todas as notas de macho-criado. Entretanto, quando um  macho é colocado próximo ao seu lado feminino mostrando interesse e entusiasmo para um  início de “namoro”, o lado masculino volta-se, ameaçando briga como se o intruso tivesse avançado sua zona de influência como acontece em meados da primavera e durante todo o verão com qualquer macho acasalado ou preparando o berço dos filhotes. 
Quem dera, estas linhas ou mesmo as fotos conseguissem transmitir, neste instante, a precisão do fato inédito que gostaríamos de deixar registrado. 
Entretanto, diante de apenas um exemplar avariado desta ave tão comuns pelo Brasil afora, cujos bandos numerosos chegam durante o inverno e início da primavera, dóceis, mansinhos em nosso quintais, hortas e jardins em busca de alimento, sentimos o tamanho da fragilidade do nosso conhecimento. 
Que distância nos separa da verdade? 
“Cara-Metade” é afinal, erro ou capricho da natureza? 

 
 

 
 

 Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Acasalamentos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS