HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 *
Criadouro Kakapo

A POLIGAMIA NA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS  


Marcio Fernandes Juiz OBJO - Revista Brasil Ornitológica N.º 35


    A prática da poligamia na criação de canários vem de longa data, sendo raro encontrar hoje um criador que não a tenha praticado.

    Como a grande maioria das técnicas de manejo, ela apresenta vantagens e desvantagens.

           VANTAGENS: QUALIDADE - PADRONIZAÇÃO - LINHAGEM

     Como principal vantagem podemos citar a melhoria na qualidade da prole.

 É simples de explicar: se vamos fazer cinco casais de uma cor, vamos precisar de 5 fêmeas daquela cor. Mas não precisamos necessariamente usar 5 machos. Podemos classificá-los e usar apenas 2 ou 3 melhores, o que caracteriza a poligamia.
Procedendo dessa forma vamos aumentar a chance de obter melhores filhotes.
Também obteremos maior pradonização da prole. A tendência é a de filhotes mais homogêneos, melhorando significamente a possibilidade de formação de quartetos para os concursos.

                DESVANTAGENS: EXCESSIVA MANIPULAÇÃO

    Como principal desvantagem, temos o aumento da manipulação dos pássaros durante a criação. Será necessário circular o macho entre as gaiolas das fêmeas durante o período de reprodução, e uma atenção maior para que casos de infertilidade do macho sejam detectados o mais rapidamente possível. Falhas na movimentação dos machos poderão ocasionar uma maior percentagem de ovos não fertilizados.

             MANIPULAÇÃO: BIGAMIA - TRIGAMIA - POLIGAMIA

  A maior manipulação resulta da necessidade de trocar diariamente ( uma ou mais vezes ) o macho de gaiola. Em casos de poligamia, há necessidade de maior conhecimento por parte do criador para detectar quais as fêmeas estão no cio, acasalando-as somente neste período. Tão logo se complete a postura, pode-se retirar o macho, que se ocupará de outra fêmea.

  É evidente que há acréscimo no trabalho de manipulação, e maior necessidade de presença do tratador no criadouro, principalmente quanto este processo é adotado com gaiolas criadeiras convencionais.

              EQUIPAMENTO : GAIOLAS TRIPLEX / POLIGAMIA

   No caso da adoção das gaiolas triplex, próprias para o manejo de poligamia, a manipulação se simplifica consideravelmente, garantindo o sucesso do processo.

  As gaiolas triplex nada mais são do que gaiolas maiores que as criadeira comuns, com três compartimentos internos, onde são acomodados duas ou mais fêmeas e um macho.

 Coloca-se à disposição dois ou mais ninhos, sempre nas extremidades das gaiolas, e as fêmeas e o macho são soltos dentro da gaiola, sem as divisórias. O macho fica disponível para a gala das duas ou mais fêmeas todo o tempo. Na grande maioria das vezes, uma fêmea vai escolher um ninho e inicia a postura antes das outras e, tão
longe termine, é separada no seu compartimento. No espaço remanescente ficam o macho com as outras fêmeas. Completada a postura da fêmea seguinte, o macho pode permanecer separado no compartimento central ou até liberado para outro acasalamento.

  Quando os filhotes atingem a idade própria, serão separados no compartimento do meio, recolocando-se o macho para o reinicio do processo de gala da Segunda postura.

 Com os filhotes das fêmeas separadas no meio, teremos duas fêmeas a alimentá-los ao invés de uma só, o que é uma vantagem adicional do processo.

                CONCLUSÃO: AS VANTAGENS COMPENSAM !

As gaiolas triplex proporcionam maior segurança e conforto no manejo dos processos de poligamia, reduzindo a manipulação excessiva dos machos, principal desvantagem  da técnica. A utilização das gaiolas triplex reduz a quantidade de ovos brancos na reprodução pela diminuição no manuseio dos machos. Reduz significamente o stress    que esta movimentação causa as aves.

 O resultado é o acréscimo da produtividade, aumentando-se a média de filhotes por  casal, com todas as vantagens de acréscimo de qualidade, padronização e fixação de linhagens. As dimensões das gaiolas triplex também favorecem a melhor utilização dos espaços disponíveis, permitindo mais casais por metro quadrado de área disponível no canaril.
 

 Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Acasalamentos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 6612 vezes! - Desde 09/04/2008.


>


Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS