HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 *
Criadouro Kakapo

OS OVOS DAS AVES RESPIRAM?

 
Revista Brasil Ornitológico nro 39
Arquivo editado em 26/Ago/2001
 

0 ovo das aves e um sistema vital auto-suficiente para o embrião da ave em desenvolvimento. Todos os nutrientes, minerais, fontes de energia e água utilizados pelo embrião durante sua incubação estão presentes no ovo. Desta forma necessita apenas calor e movimentos periódicos para mudar sua posição evitando, assim, o adesão do embrião as membranas da casca.E por isso que alguns criadores de pássaros removem os ovos do ninho logo apos cada postura e os deixam em repouso num recipiente com sementes ou casca de sementes, servindo como cama, virando-os todos os dias.
Ao contrario do desenvolvimento pré-natal dos mamíferos, o ovo não apresenta movimento respiratório e sim respiro por difusão através de milhares de poros microscópicos da casca, que em geral, não são visíveis a olho nu, ocultos por substancias orgânicos segregados a material inorgânico.
0 processo de entrada e saída de oxigênio e dióxido de carbono ocorre por difusão passiva, isto e, como a concentração de oxigênio e maior fora do ovo que dentro, o oxigênio penetra pelos poros para dentro do ovo, da mesma forma que o dióxido de carbono formado no interior do ovo, que é maior em quantidade dentro do ovo, é eliminado pelos poros para fora.
Por sua vez a quantidade de água dentro do ovo é maior que a quantidade de água do ar exterior, de maneira que os poros também permitam a saída de moléculas de água que são menos que as moléculas de oxigênio.
A gema fornece a maior parte das reservas de energia durante o desenvolvimento embrionário e para cada grama de energia queimada sobra uma massa quase igual de água dentro do ovo.
Para uma eclosão com sucesso é necessário que parte desta água seja eliminada.
Se a condutância gasosa é baixa, o embrião ficará asfixiado por falta de oxigênio, se intoxicará com seu próprio dióxido de carbono e se afogará em sua própria água metabólica.
Portanto a perda de água deve ser limitada e num ritmo constante ao mesmo tempo que a quantidade do oxigênio aumenta consideravelmente durante a incubação.
Então a mãe natureza resolveu este problema permitindo que na parte (polo) mais arredondada do ovo se forme uma câmara de ar (ver fig.) que permite a respiração do filhote imediatamente antes da perfuração da casca. Esta câmara surge porque o ovo perdera em torno de 15% de sua massa inicial durante incubação natural.
Alguns criadores de pássaros tem o costume de revisar os ovos a partir do 70 dia colocando-os contra uma forte fonte de luz.
Se a luz não passar através do ovo formará uma zona escura no mesmo, o que poderia ser considerado como um indicativo de que o embrião esta em desenvolvimento (ver fig. A).

A temperatura média de incubação para a maioria das espécies e de 36,60 C, sendo que a fêmea passa a ter duas principais funções que são: manter a temperatura e a umidade do ar dentro dos limites do interior do ninho.
Isto serve para justificar porque no verão quando as fêmeas estão em choco e a temperatura ambiental se eleva (acima de 300 C) a partir do 120 dia até a eclosão, empiricamente, alguns criadores mais cuidadosos tem o costume de oferecer banho as fêmeas ou salpicar com gotas d’água os ovos no ninho para que os mesmos não sofram excessiva perda de água (desidratação). 

Fontes de Consulta: 
1- Investigacion y Ciencia/Abril 1979 
2- The Avian EG - Air-Cell Gastension, Metabolism - and Incubation Time - Vol. 22 - 1974 
3- The Avian EG - Incubation Time and Water Loss - Vol. 1974 
 Autores: Herman Rahn - Amos Ar - Charles Paganelli 

 

 Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Acasalamentos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 6190 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS