HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020 *
Criadouro Kakapo

TÉCNICAS DE ACASALMENTO NOS CANÁRIOS LIPOCRÔMICOS


Álvaro Blasina
Juiz de Canário de Cor - OBJO
Revista  COMO 2006
Arquivo editado em 22/12/2006


               Resulta fundamental para atingir o sucesso na criação de canários, a  compreensão de que as "técnicas de acasalamento" começam bem antes de efetivamente juntarmos os canários que iremos utilizar na criação. Permito-me enfatizar algumas etapas fundamentais de extrema importância para o sucesso na criação.

Planejamento saber exatamente qual a cor que desejamos criar, o espaço de que dispomos para a criação, fazer uma projeção o mais detalhada possível será o primeiro passo para o sucesso.

Uma vez definida a cor que desejamos criar, devemos nos aprofundar no  conhecimento teórico e prático dessa cor. Quais são os critérios de julgamento, e quais os canários de melhor qualidade no momento para podermos dessa forma definir com mais clareza quais os canários do plantei que tem padrão suficiente para aspirar a um resultado animador e quais estão longe o suficiente de nossas aspirações de forma que os mesmos sejam descartados da criação.

Considerando que em quase todas as cores evidenciamos uma evolução notória na qualidade dos exemplares apresentados, resulta fundamental uma permanente reciclagem e apurada observação, para nos sentirmos mais capacitados para uma justa avaliação dos nossos exemplares e comprar as matrizes mais convenientes.

Fatores de seleção

O acasalamento é o momento mais importante no calendário ornitológico pois cabe a nós extrairmos do material genético disponível, o maior proveito com produtos de alta qualidade.

Assim sendo, dependerá das decisões que tomemos, a qualidade dos filhotes resultantes. Para tal fim, creio fundamental lembrar que podemos dividir os inúmeros fatores de seleção, em dois grandes grupos, cuja compreensão é de extrema importância.

Chamaria estes grupos de "extremos" e "intermediários". Os fatores de seleção “extremos" são aqueles que visam à máxima expressão sempre. O objetivo é quanto maior expressão, melhor. Assim sendo, um vermelho, quanto mais vermelho, melhor; a plumagem, quanto mais sedosa melhor. A distribuição do lipocrômo, quanto mais homogênea, melhor.

Para estes fatores extremos, não há limites de qualidade e portanto, nos pais devemos sempre procurar a maior expressão possível. Já os fatores "intermediários" o cuidado é maior, considerando que o ponto ideal é um equilíbrio entre os extremos.

Temos como exemplo, o fator nevado. A névoa não pode ser nem muito longa nem extremamente curta. Os fatores que determinam a forma sempre estão sujeitos a um equilíbrio constante. Ex. tamanho entre 13 e 15 cm, cabeça nem muito grande nem pequena, peito nem muito profundo nem muito fino, etc.

Nestes casos, a formação dos casais deve sempre visar o complemento, ou seja, que (considerando que nenhum canário é perfeito), os defeitos de cada componente do casal sejam compensados com as virtudes do outro.

Prioridades Finalmente, devemos lembrar na hora do acasalamento, quais as prioridades que serão levadas em conta na hora dos nossos pássaros serem julgados.

São nessas prioridades que devemos concentrar o nosso objetivo de qualidade, é claro, sem desprezar os outros fatores.

Nos canários lipocrômicos, por eles não apresentarem melaninas, 50% da pontuação no julgamento corresponde à variedade (cor) e categoria (intenso, nevado e mosaico).

Concluímos portanto que caso desviemos nossa atenção para outros fatores, (tamanho, forma, etc.) as chances de insucesso estarão aumentando.
Resta apenas desejar aos amigos canaricultores, muito sucesso e excelentes resultados.

  PREPARO PARA OS CONCURSOS

Para qualquer exemplar de cor ou raça, devemos tomar consciência de que o preparo começa desde o dia do nascimento. O potencial genético, deve ser exaltado com um manejo esmerado da nossa parte.

Além dos cuidados normais de higiene, alimentação e prevenção de doenças, aqui vão algumas dicas no preparo:

Evite a debicagem por parte das mães na hora dos filhotes saírem do ninho. É muito importante ficarmos atentos e colocar grade divisória na gaiola para evitar a perda de penas, que nascerão muito grandes e com chance de ocasionar problemas de plumagem.

Os canários da linha clara, evidenciam falhas na plumagem quando são acometidos por parasitas tais como os chamados "ácaros de penas".  Aconselhamos portanto, uns 15 dias após o desmame, a aplicação de ivermectina para prevenirtal problema.

O fornecimento de verduras tais como couve ou agrião especialmente aos canários amarelos marfins será um grande aliado para exaltar a sua cor.

No caso principalmente dos canários amarelos intensos e amarelos marfins intensos, se faz necessário arrancar as penas de asa e cauda para que cresçam com maior presença de cor. Alguns criadores acostumam utilizar esta prática também com os nevados. Jamais arranque as penas de asa e cauda dos mosaicos.

No caso dos canários vermelhos intensos e nevados, fornecemos a cataxantina desde o ninho pois quando arrancamos as penas de asa e cauda, aparece muito em evidencia uma borda branca indesejável.

Os canários de linha clara tem uma tendência maior a se debicarem na voadeira. Utilize sua criatividade para minimizar este problema. Alguns criadores fixam pregadores nos poleiros para separar os pássaros. Outros aumentam a quantidade de sal ou de gordura animal na farinhada.

Outra forma mais efetiva, é evitara superpopulação, grande vilã na ocorrência de debicagem.

O banho freqüente, a individualização dos exemplares selecionados para os concursos, sem dúvida aumentará a beleza dos seus "candidatos a campeões".

Verifique pelo menos 50 dias antes do concurso se seus canários tem eventuais penas quebradas, para arrancar as mesmas e dar tempo para que cresçam normalmente antes de irem para o julgamento.

A ocorrência de manchas melânicas é motivo de desclassificação, de forma que pegue um por um os canários de linha clara e verifique se tem esse defeito, lembrando que os lugares de maior ocorrência de manchas são: nas penas das coxas, no bico ou canelas, e na cabeça. Fica aqui o meu desejo de ter contribuído para o melhoramento deste grupo de canários de particular beleza.

 

 Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Acasalamentos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 5987 vezes! - Desde 09/04/2008.


 


Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS