HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Madrugada!
Hoje é Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018 *
Criadouro Kakapo

ANATOMIA

NARINAS: Compreende em duas aberturas sobre o bico, formadas por tecidos de revestimento e porções ósseas delicados. A olfação é a função mais importante da cavidade nasal das aves. Esta função provavelmente auxilia na localização do ninho, odores dos alimentos

SEIOS NASAIS: Possuem estrutura contínua com as narinas, e estão posicionadas bem internamente. Atuam na umidificação e aquecimento do ar quente que entra na laringe.

TRAQUÉIA: É um tubo cartilaginoso recoberto por epitélio de revestimento dotado de cílios. As aves brasileiras, possuem uma traquéia de comprimento muito longo, formando um "S" antes de inserir nos brônquios, com um maior raio traqueal essas aves apresentam maior resistência ao fluxo de ar neste tubo, que pode ser compensado por uma respiração muito mais lenta e pelo tamanho dos sacos aéreos.

DIGESTÃO DAS AVES

As glândulas encontradas no trato digestivo, secretam muco para proteção das paredes dos órgãos e lubrificação dos alimentos, é também enzimas digestivas. Uma diferença na secreção das aves, é a presença da amilase nas salivas e no papo, mas a amilase do papo pode Ter origem nas enzimas regurgitadas do duodeno, das bactérias do papo, das glândulas salivares e da própria mucosa do papo, O alimento no pró-ventrículo estimula a secreção gástrica.

A bile liberada pelo fígado, emulsiona as gorduras para que sejam digeridas através da ação das amilase pancreática. As células hepáticas secretam bile constantemente que pode ser armazenada na vesícula biliar.

A bile contém água, sais biliares, colesterol, lecitina, ácidos graxos, biliverdina e bilirrubina, íons, Na+, K+, Ca+, HCO3, e amilase. Estas enzimas tem atuação na digestão a nível do duodeno.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Os machos possuem dois testículos os posicionados na região dorsal entre os pulmões e os rins, possuem formatos diferentes entre as espécies de aves. A coloração costuma ser clara, porém, várias espécies possuem testículos escuros, pigmentados com melanina. O testículo das aves nunca descem para região externa ao corpo. O testículo é formado por ductos finos, constituídos de epitílio germinativo, responsável pela formação dos espermatozóides. O sêmen, que é a coleção de espermatozóides, sai direcionado pelo canal deferente até a cloaca.


 
 

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

É constituído de oviduto e ovário, nas fêmeas de aves observamos apenas um ovário desenvolvido, o esquerdo. Este ovário está localizado na parede dorsal da cavidade do corpo, na região delimitada entre, pulmão e rim esquerdo. O ovário é constituído de muito óvulos, e gens em vários estágios de desenvolvimento. Este desenvolvimento está acelerado ao redor de 5 a 10 dias antes da ovulação. Nesta fase a ova está envolvida por um folículo, composto por uma cápsula rica em vasos sangüineos, que se rompre na ovulação. Este óvulo sofre o efeito de hormônios, no processo de ovulação não ocorre hemorragia, desde que não haja inflamação da região, podendo ocorrer deposição de sangue na superfície da gema.

INFUNDÍBULO: Recebe o óvulo e onde ocorre sua fertilização.

MAGNUM: Secreta a albumina espessa, que impede agora a fertilização, e constitui 50% da clara do ovo, esta clara protege e muito o ovo.

ISTMO: Secreta a membrana da casca e o restante da clara (albumina fluida). Observamos a formação das chalazas, dois cordões de albumina espessa que fixam o ovo nas pontas.

ÚTERO: (Glândula da casca) secreta parte da clara e onde ocorre a infiltração da água, e o formato do ovo. Nesta fase o carbonato de cálcio é depositado sobre a membrana da casca, processo que dura 20 horas.
O Ovo passa pelo oviduto com a extremidade menor para baixo, e exatamente antes de ser botado, ele gira horizontalmente 180 graus, de forma que a sua extremidade maior saia primeiro. Este giro é dado pelos movimentos sincronizados da musculatura do oviduto. Este momento do giro e oviposição é dependente de cálcio e da capacidade de contração dos músculos. Os problemas decorrentes nesta fase são a falta de hormônios oxitocina, e falta de cálcio, e esta última está geralmente relacionada com deficiências nutricionais. A casca de ovo é pouco absorvida pelas aves quando fornecida na ração, tendo de ser suplementada com fosfato bicálcico ou calcário calcítrico.

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Anatomia das Aves

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 20956 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS