HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

CANÁRIOS DE COR

A pigmentação da plumagem, patas, unhas, bico e olhos dos canários é determinada pelos lipocromos e melaninas.

LIPOCROMOS São pigmentos de origem lipidica que se manifestam nas cores : Amarelo, Amarelo Marfim, Vermelho, Vermelho Marfim.

A cor branca da plumagem dos canários representa ausência de depósito de lipocromos. No branco recessivo a ausência de lipocromo é total, enquanto que no branco dominante, a manifestação do lipocromo é apenas parcial.

MELANINAS As melaninas são pigmentos de origem protéica. Na busca de uma explicação correta para o mecanismo que rege a exteriorização das melaninas na plumagem dos canários, o homem criou várias teorias. Umas são mais complexas, outras mais simples, mas nenhuma até hoje pode ser considerada absoluta, pois não dispomos ainda do domínio completo sobre a matéria. Existem dois tipo de melaninas a melanina negra e melanina canela, a primeira determinada como eumelanina e a segunda determinada feomelanina.

CANÁRIOS MELÂNICOS CLÁSSICOS

Negro-Marrom Oxidado

São todos os canários da linha verde, cobre e azul.

Estes exemplares devem apresentar a eumelanina negra em sua máxima expressão.

DESENHO: Desenho é o desenho de um conjunto de estrias melânicas formadas pela superposição de penas. O desenho destas estrias devem ser das mais largas possíveis, nascendo do alto do dorso e se estendendo até as asas e uropígio, sendo contínuas e paralelas, nos flancos devem aparecer estrias paralelas as asas, devem ser largas e contínuas, devem ir de encontro com o centro do peito do canário. Sua cabeça também deverá apresentar estrias características a cada cor. Também apresentam "bigodes" que se iniciam uma de cada lado do bico.

ENVOLTURA: A envoltura deve aparecer em todo o exemplar na sua total expressão negra, manifestando-se uniformemente em sua plumagem.

Os bicos, pernas, pés e unhas, também devem contém sua máxima expressão de melanina negra. Além dessa parte descoberta de penas o pássaros deverá apresentar uma coloração negra nas penas das espáduas, asas e cauda, sendo que o dorso, flancos e a cabeça devem apresentar estrias negras sobre um fundo fortemente oxidado.

CANELA

Os canários desta cor nada mais é que o exemplar descrito acima (negro-marrom oxidado), com a falta da melanina negra, onde: bico, pés patas, unhas, devem ser isenta de melanina negra. Referente as marcações dos desenhos, dorso, flancos, são os mesmos descrita anteriormente, se diferencinado na cor do exemplar e neste caso o negro é trocado pelo marrom, onde o mesmo deve ser o mais escuro possível, sua envoltura deve ser escura, mas sem prejudicar o desenho. Na formação das estrias, estas devem ser largas e bem marcadas mantendo a mesma cor para a cabeça, peito e dorso. O exemplar deve apresentar-se com a cor das estrias a mais limpas possível, sem a aparecência de borrões entre as mesmas.
 
 

ÁGATA

Estes exemplares negro-marrons, estão incluídos no grupo dos "diluídos", que na verdade estes exemplares sofrem uma redução na área de atuação da melanina, aparecendo assim bastões estreitos e entrecortados mas bem marcados.

O dorso deve apresentar estrias finas, negras, paralelas e entrecortadas. A envoltura é clara onde irá contrastar com o lipocromo. No dorso, deve aparecer a melanina mais negra possível, sem deixar de aparecer entre elas o lipocromo.
 
 

MELÂNICOS OPALINOS

O fator opalino é causado da seguinte forma: devido a redução da eumelanina marrom e da feomelanina e a inversão da eumelanina negra.

Nos canários negro-marrom oxidado o fator opalino reduz a presença de feomelanina e inverte a eumelanina negra. Estes exemplares apresentam uma cor de chumbo contrastada com o cor negra.

O desenho se mantém e deve ser o mais largoe contínuo, sempre com a cor de chumbo.

O bico, pernas, pés e unhas devem apresentar a oxidação dos canários negro-marrom clássicos oxidados.

CANELA

Ocorre nestes exemplares a redução de feomelanina, mas deixa os traços evidente de seu desenho. Prefere-se os exemplares que mantêm as características do desenho do canela clássico, com maior expressão melânica.

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 3551 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS