HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

 A CRIAÇÃO DOS CANÁRIOS JOVENS

 
L. Cuisinier – Bélgica
Tradução Neusa de Aquino Gardes
AOB – Lê Monde Dês Oiseaux
Revista SOBC-2000
Arquivo editado em 09/05/2004

É um problema que interessa a todos os criadores, principalmente aos novos criadores, aos iniciantes que geralmente não tem oportunidade de aproveitar a experiência dos mais velhos. Além disso, é um problema importante, pois sem o sucesso não se pode animar o ardor e as esperanças dos ornitófilos, correndo-se o risco de desencorajar os mais intencionados.
Quais os alimentos complementares (quando se continua o uso das sementes habituais) convém de oferecer aos pais que se alimentam?
Se você faz esta pergunta a criadores experientes obterá respostas bem diferentes.
Cada um tem uma idéia sobre isto e, se abordo este tema não é com a intenção de colocar que o meio indicado é o único bom, nem mesmo o melhor. Ele é bom, e tem também o grande mérito de ser simples.
Certos criadores preparam uma ração úmida, de composição bem complicada, contendo certamente três coisas boas como o mel, o leite, o virol, etc. Outros preferem uma mistura seca, deixando aos pais o cuidado de umedecer, conforme o gosto. Sou favorável a estes, por razões importantes: Primeiro – uma comida umedecida fermenta e se estraga muito rapidamente (não esqueçamos que isso transcorre em pleno verão), é necessário então se renovar à ração não só todo dia, mais várias vezes ao dia; Segundo – se os alimentos são bem secos (tratando-se mais de uma mistura do que papa), a dosagem e a elaboração dos mesmos tornam-se mais simples; Terceiro – de fato, além de evitarmos a fermentação, podemos, sem nenhum inconveniente, preparar a mistura para vários dias. É tão simples, fácil e prático,  às vezes.
Antes da guerra preparei uma mistura de biscoito “madeira” finamente amassado e de gema de oco (de galinha) cozido, adicionando algumas folhas de verdura, além das sementes habituais: milheto, nabão, colza, linhaça. Assim obtive bons resultados, porém devo destacar que a gema de ovo cozido se estraga rápido e que era necessário renovar uma ou duas vezes por dia essa mistura. Na guerra os recursos eram poucos, os biscoitos “madeira” não mais existiam e os ovos eram raros e muito caros. Daí Tive que proceder de outra maneira. Após triturar finamente os biscoitos (biscoitos militar, Victoria, De Beukelaer, etc. – pouco importa) misturei com um garfo o ovo em pó, um pouco de leite em pó e um pouquinho de açúcar, tudo simples. Esta mistura seca não apresenta nenhum risco de se estragar, podendo-se guardar sem nenhum inconveniente. Tenho o cuidado de oferecer duas vezes por dia – de manhã e ao meio-dia – folhas; não administrar à tarde, pois elas são facilmente digeridas e é mais interessante que o filhote fique com o papo cheio no final da tarde.
Depois dos bons resultados obtidos e tendo em conta a facilidade de preparação, bem como sua conservação, decidi continuar a criação de canários depois da guerra. Não tenho dúvidas em recomendar isto aos criadores: reduz-se progressivamente a quantidade de ovo em pó na medida em que os filhotes crescem.
Evidentemente se os pais aceitam, as larvas de formigas e os tenébrios constituem para os filhotes uma super-alimentação, porém isto é raro.
Insisto num ponto muito importante: qualquer que seja a alimentação oferecida aos pais pode-se ter bom ou mal resultado – tudo vai depender da sua utilização. Quando se tem um macho e uma fêmea bons alimentadores é bem melhor!
Freqüentemente os criadores iniciantes que desejam canários reprodutores não hesitam pagar qualquer preço por um macho que ele gosta, porém acham muito alto o preço da fêmea. Ora, é exatamente o contrário que deveria acontecer. Devemos ter sempre em mente o ditado: Sem uma mãe boa nutriz a criação é impossível. Para ilustrar este ditado lembro-me da história contada por um amigo que pode testemunhar: ele constatou que um jovem criador alimentava uma magnífica ninhada de canários...com batatas fritas!!
Tudo isto demonstra que, se não dispomos de boas matrizes, jamais teremos filhotes bem alimentados e que nós mesmos podemos escolher o que é mais simples e fácil.

 
 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 5985 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS