HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Tarde!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

Criar é preservar:
Porquê?

Por Adriana S. Duarte
Criadora de Canários de Cor
Sócia AICC nro 271
Arquivo Editado em 24/05/2005

Resolvi escrever esse artigo depois de receber e ler várias críticas de pessoas que acreditam que eu sou uma ameaça quando digo a elas que sou criadora de canários. Isso tem tirado o meu sono... será que sou mesmo isso? Logo eu que sempre me considerei uma protetora dos animais, que já adotei cachorros de rua e que inclusive já comprei várias aves em lojas por elas estarem em condições lastimáveis, muitas vezes sem água e sem comida...

Será que logo eu, que proíbo qualquer um de caçar aves silvestres ou qualquer outro animal no sítio onde eu moro no interior do Rio de Janeiro, devo ser julgada e condenada por ter por volta de 200 canários de cor em gaiolas?

Talvez o fato de eu morar em uma pequena cidade no interior tenha causado esse mal entendido, ou será que talvez o fato dos moradores daqui em sua maioria não terem a menor idéia de que existe um Campeonato Brasileiro de Canários de Cor influenciou o julgamento deles? Então, antes de alguém me condenar novamente, eu me explico: Para quem não sabe, canários de cor, ou canários belga como costumam ser chamados, não são animais silvestres, não são da fauna brasileira e nem de outro lugar qualquer no mundo. O canário belga dos dias de hoje é resultado de vários cruzamentos ao longo do tempo e o seu parente mais próximo (originário das Ilhas Canárias) nem sequer se parece com ele!

Gente, de acordo com o IBAMA, o canário belga é considerado animal  doméstico, ou seja, ele é tratado como um cachorro ou um gato: Por acaso alguém é preso por crime contra a natureza ao andar na calçada com seu cachorrinho de estimação? É claro que não. Assim como ninguém é preso ao passear com seu canarinho belga por aí.

Mas sejamos mais claros ainda, de acordo com o IBAMA, com base no Art. 2° da Portaria n° 93 , de 07 de Julho de 1998:

"Para efeito desta portaria, considera-se:

III - Fauna Doméstica: Todos aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico  tornaram-se domésticas, apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo apresentarfenótipo variável, diferente da espécie silvestre que os originou."
Além disso temos o Art. 13°, que diz: "São isentos de quaisquer tramitações junto ao IBAMA, os espécimes da fauna   doméstica   de conformidade com a lista objeto do Anexo l da presente Portaria e os produtos e subprodutos da fauna silvestre brasileira e exótica considerados artigos de uso pessoal. Parágrafo Único - Consideram-se artigos de uso pessoal, os espécimes mortos, as partes, produtos ou subprodutos de fauna silvestres que sejam propriedades de um particular e que constituam ou se destinem a constituir parte de seus bens ou objetos pessoais." 

Mas vamos ao centro da questão agora: Porque criar é preservar? Porque criando estamos perpetuando uma raça,  estamos mantendo ela viva para a prosperidade. Porque criar canários de cor é preservar? Porque ao incentivarmos nossas crianças e amigos a criarem uma ave doméstica estamos evitando que essas pessoas continuem caçando os pássaros da nossa fauna.

Na verdade eu sou a favor da criação de uma campanha com o título:

Crie um canário belga, liberte um pássaro silvestre!" ou "Crie um canário belga, não prenda um pássaro silvestre!" Além disso, vocês realmente me condenam por manter meus canários "aprisionados em gaiolas"? Pois eu os condenaria muito mais se vocês os soltassem! Porquê? Porque eles morreriam. Eles não sabem viver de outra maneira, estão sendo criados em gaiolas há décadas! E assim que eles sabem viver! Não acreditam em mim?

Então me respondam: O que aconteceria se você soltasse o seu cachorrinho de estimação?
Se ninguém adotá-lo, ele acabaria morrendo: de fome, de frio, atropelado ou até mesmo de alguma doença.

Então, você aí que está lendo esse artigo, antes de falar mal de mim por ter pássaros em gaiolas, não se esqueça que você pode ter um cachorrinho, um gatinho ou até mesmo um hamster em casa, e eles estão presos não estão?

Por maior que seja o seu quintal, sinto muito informar que continua sendo um quintal, ou melhor, um gaiolão com bastante espaço. Então porque em vez de falar mal de mim você não me ajuda?

Quer saber como? Em vez de dizer: "Não tenha pássaros em gaiolas", comece a dizer: "Quer ter um pássaro em gaiola? Compre um canário belga então, mas por favor não aprisione os pássaros da nossa fauna!". Tenho certeza que já será um grande avanço!

Será que um dia eu vou conseguir, pelo menos, que os meus vizinhos e conterrâneos entendam o meu ponto de vista? Espero que sim, e se não tudo bem porque eu vou continuar tentando.

Brasil Ornitológico • n° 58   • Fev - Mar - Abr
 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 14857 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS