HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

O Canário "Pele Negra"

Revista 3C 1999
Arnaldo silva Araújo
Arquivo editado em 07/09/2002


O canário selvagem, que ainda existe nas Ilhas Canárias e em alguns criadores europeus, apresenta uma expressão melânica bem menos impressionante do que os canários de cor, de uma forma geral.
Como nossos azuis, verdes e cobres, o canário ancestral é do tipo melânico negro-marrom oxidado. Em sua plumagem há eumelanina negra e feomelanina, estando a eumelanina marrom restrita apenas a alguns traços, em sua maioria encoberta pela eumelanina negra. As patas e bicos são escuros, mas não negros. Com isso, podemos dizer que o canário ancestral se assemelha a um canário de cor verde nevado, de qualidade inferior.
O homem, em seu trabalho de seleção através dos séculos, busca intensificar a expressão da melanina na plumagem dos canários de tipo oxidado. Foi por seleção em cativeiro que conseguimos obter pássaros azuis, verdes e cobres com uma oxidação fabulosa, estrias negras e largas, e praticamente sem feomelanina, com patas e bico negros. Trabalho semelhante foi descoberto com os canelas, cujo tipo atual é extremamente oxidado, com estrias também largas e contínuas, de tonalidade marrom quase negra.
A seleção de exemplares com máxima expressão do negro é responsabilizada por muitos pesquisadores pelo surgimento de exemplares em que a excessiva produção de eumelanina leva aos camados "pelle negra" ( ou traduzindo simplesmente pele negra). Tais indivíduos apresentam sérios problemas de vitalidade, pois o fator "pelle negra" induz muda de penas continuada e baixíssima fertilidade. é praticamente impossível conseguir que um exemplar com o problema consiga reproduzir-se, até porque raramente eles "aprontam".
Na verdade, a partir da reprodução com casais de canários verdes, azuis e cobres muito oxidados, e especialmente os importados, é fácil obter filhotes "pelle negra". Ao nascerem, raramente mais que um por ninhada, são sempre os menores e mais fracos. Sua pele brilhosa, de uma cor negra impressionante. Eles são nitidamente diferentes de seus irmãos "normais". Algumas fêmeas, certamente por instinto, não os alimentam, e com isso poucos são os que conseguem sobreviver. Se chegam à idade adulta, são pássaros com pouca vitalidade e realmente apresentam sempre "canudos" de penas, especialmente na região ventral. sujeitá-los ao menor estresse é certeza de provocar uma muda violenta.
O mesmo fenômeno já observei em canários canela vermelho mosaico, também muito oxidados e de linhagem italiana. Alguns filhotes chegam a nascer com o bico bastante escuro, e sua pele é diferente dos irmãos. Os que consegui fazer sobreviver apresentaram as mesmas deficiências dos negro-marrons, apresentando uma muda constante e pouca vitalidade.
Não foi cientificamente comprovado, mas na prática puide observar que os "pelle negra" são pássaros quase sem feomelanina. É bom lembrar que a seleção de exemplares sem feomelanina é responsável também pela produção de indivíduos com problemas semelhantes aos do "pelle negra". A feomelanina é indispensável à vida. Sua ausência provoca debilidade e sérios problemas de fertilidade. Possivelmente os dois fatores associados levam a seres biologicamente inviáveis.
Portanto, é preciso avaliar criteriosamente os exemplares a utilizar na reprodução, procurando equilibrar também os fatores relativos à oxidação e à ausência de feomelanina. Tenhoobservado que os canários com estrias mais largas apresentam, em geral, pelo menos um pouco de feomelanina. O grande desafio para o criador é obter filhotes bastante oxidados, com estrias largas e bem escuras, negras ou marrons, e com a mínima presença de feomelanina, sob o risco de se chegar a uma linhagem de indivíduos incapazes de se reproduzirem.
A envoltura melânica, muito oxidada, as estrias largas, escuras e contínuas devem sempre ser buscadas nos canários de concurso, e com certeza prevalecerão exemplares desse tipo sobre aqueles que simplesmente tenham menos feomelanina. alias, uma forma razoavelmente eficaz de diminuir a expressão da feomelanina na plumagem de nossos canários é expô-los com freqüência ao sol, sem exageros, de preferência pela manhã. O efeito poderá ser percebido rapidamente, e além disso nossos pássaros serão bem mais saudáveis.

 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS