HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Tarde!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

POR QUE NÃO SÉRIE? ...

 
Seraphim Ribeiro da Silva
Revista SOI –1997
Arquivo editado em 21/09/2002
 

Nós administradores de Clubes nos baseamos, algumas vezes, em opiniões precárias e tomamos decisões nem sempre acertadas. Na administração de uma sociedade cuja composição associativa é heterogênea, não é freqüente os acertos que atendam a maioria. Os objetivos se tornam subjetivos na medida que são colocados em prática, visando pulverizar contrariedades de alguns ou neutralizando apoio demasiado de outros.
É compreensível que nos esforcemos para superar todas as dúvidas que se espalham por toda parte focalizadas sob a ótica de cada um. Mesmo as coisas que a princípio parecem óbvias podem estar nos enganando. Contundo, vale a pena tentar algo neste momento em que o mundo passou a ser uma oficina de experiências e mudanças e não seríamos nós meros recalcitrantes estacionários. Necessariamente é tempo de atingirmos o ponto de equilíbrio e mudarmos procedimentos, atualizar conceitos e esperar por resultados mais aceitáveis e lógicos. Os clamores por paridade ecoam e nós,  funcionamos como caixas de ressonância. Senão vejamos.
Abordamos na oportunidade o processo adotado pela FOB há mais de 30 anos designando como Campeão Geral o expositor melhor pontuado no Brasileiro. Hoje, numerosos clubes e criadores desejam mudanças. O sistema já produziu os resultados desejáveis, é hora, portanto, de adotarmos outra postura. Isto é, a extensão das possibilidades de premiar-se muitos criadores que, de uma forma mais objetiva e inteligente, concentram-se na apuração da espécie por linha. Trata-se, como se observa, da classificação dos canários agrupados por série.
As mudanças com significativas vantagens se sobrepõe a possíveis dúvidas porque o aprimoramento da qualidade dos canários é matéria indiscutível. As chances de pequenos e médios criadores de ingressarem na especialização com possibilidades de sagrarem-se campeões-de-série é fato irrefutável e estimulante. Há, portanto, um elenco de benefícios que seriam estendidos a um grupo bem maior de criadores que, além da melhor seletividade dos pássaros concorrentes, contribuiriam também para reduzir o excessivo número de canários nos campeonatos nacionais.
No processo atual se contempla como Campeão Geral o expositor que obtém maior soma de pontos no segmento e sabemos todos que, no Brasil com mais de 5.000 criadores, 5 ou pouco mais expositores tem chances de conquistar campeonatos, pelas seguintes razões necessárias e indispensáveis.
Poder aquisitivo elevado para compor um plantel numeroso, diversificado e de alta qualidade; ser morador, preferencialmente, em casa com alojamentos para criação; dispor de tempo integral ou ter empregados ou pessoas que ajudam no manejo da criação de modo geral.
Entendemos, por conseguinte, ser oportuno tomarmos uma atitude decisiva e ampla e modernizarmos os campeonatos nacionais e de clubes, oferecendo chances de destaque a inúmeros criadores que se dedicam pelo apuro da qualidade dos canários dentro de cada série e segmento.
Um dos argumentos mais explorados por alguns criadores contrários à modificação das regras é de que algumas cores ou linhas pouco comercializáveis deixariam de ser criadas. Entendo improcedente a alegação pois que, uma grande parte de pequenos e médios criadores se sentiriam mais recompensados com a conquista de uma colocação honrosa nos campeonatos regionais e nacionais do que o ganho de alguns reais pela venda de seus produtos. Ainda existe a vaidade humana que, no caso em foco, é salutar.

Vamos especializar para melhor premiar!
No lugar de um só campeão, vários campeões ... de séries.

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 2404 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS