HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

COMPORTAMENTO
PRESSÃO SEXUAL E O MAL DA POSTURA

 
Revista SOBC 2000
Artigo Editado em 28 Dez 2003
 

O mal da postura é uma doença que atinge as fêmeas no curso da reprodução. Ela se origina na dificuldade de por os ovos: a fêmea fica inquieta, se desgasta em vãs esforços, não se alimenta suficientemente, fica no ninho ou, mais freqüentemente, no fundo da gaiola. São atitudes: plumagem fofa, asas pendentes, olhos semi-fechados, que exprimem a gravidade de seu estado.
Além do enfraquecimento provocado pelo mal da postura, distúrbios gerais aparecem devidos à compressão de órgãos vizinhos e dos vasos sanguíneos pelo ovo insinuado no oviduto. A postura do ovo libera a fêmea da sua angústia e dos seus distúrbios: ela se recupera rapidamente. Porém, o mais freqüente, se não se intervém, é a morte.
O mal da postura se manifesta geralmente após o término do ninho quando a postura tarda a se produzir. E é mais freqüente nas fêmeas mais jovens ou mais idosas, sendo favorecido por uma carência mineral e também por uma temperatura bem baixa. Pode-se então preveni-lo por uma boa escolha das fêmeas, por um aporte mineral (osso de siba, farinha de ostras, areia de rio, bloco mineral do comércio) e evitando-se as baixas temperaturas, o que não é raro no caso de pequenos exóticos se reproduzindo justamente no nosso inverno.
Na luta contra o mal da postura, elevando-se nitidamente a temperatura do criadouro, dando-se uma alimentação rica em óligo, elementos e em vitaminas, se favorece a evacuação do ovo, Para isso se exerce uma pressão nela, mantendo-a sobre o vapor de água fervente. A observação da fêmea que morreu depois do mal da postura mostra que o ovo pode ser reabsorvido e desaparece pouco a pouco, mas uma intoxicação pode se produzir levando à morte da fêmea, nos dias seguintes, justamente quando ela parece se restabelecer.
Quando o ovo está presente e a ponto de ser posto, uma gota de óleo na cloaca pode favorecer sua expulsão. Em outros casos esta prática parece não apresentar nenhum interesse.
Observações feitas sobre o diamante mandarim mostram que uma fêmea apresentando alguns sinais do mal da postura pode se recuperar bem rapidamente quando se separa do macho ou quando coloca-se em uma gaiola uma lâmpada acesa, permitindo o aquecimento. Esta separação freqüentemente revela-se suficiente. Se a separação influir na atitude da fêmea que revela o mal da postura, a melhora é obtida nas três horas seguintes.
Pode-se então pensar que a presença do macho (tanto como aquela do ninho) tem um efeito ativador sobre a postura. Pela sua presença, o macho exerce uma pressão sobre a fêmea que a incita a por, mesmo que não esteja psicologicamente pronta. Embora algumas violências não sejam observadas, “a fêmea se sente culpada” se não põe. Chamamos de “pressão sexual” a influência do macho. E é provável que ela seja exercida por via hormonal: a visão do macho, a presença do ninho, exercitam uma secreção hipofisária desencadeando o mecanismo da postura. A debilitação de algum dos elementos necessários ao mecanismo vai provocar o mal da postura.

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 3373 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS