HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Domingo, 18 de Abril de 2021 *
Criadouro Kakapo

A PRIMEIRA MORADA DO FUTURO CAMPEÃO

Eliane Seixas
Juíza de Canários de Cor OBJO/FOB Diretora Técnica do 3-C
Revista CCC 1996
Arquivo editado em 28/04/2005

Atualmente as mulheres já estão conscientizadas de que seus bebês precisam de cuidados desde que foram concebidos (e mesmo antes) até seu nascimento. Com isto o índice de mortalidade infantil tem caído bastante e só não fica próximo do zero, porque a pobreza que ainda impera não permite maiores despesas com estes cuidados.

Do mesmo modo devemos dar atenção aos ovinhos das nossas canárias, pois ao demonstrarmos maior apreço com estes, certamente estaremos influenciando positivamente na saúde dos futuros filhotes.

Neste artigo gostaríamos de enfocar alguns cuidados que devemos ter durante o período de incubação dos ovos. Afinal, esta é a primeira residência do filhote.

FECUNDAÇÃO

Os canários possuem reprodução sexuada, ou seja, é necessário que haja fecundação da fêmea pelo macho, para dar origem ao filhote.

A fecundação do óvulo pelo espermatozóide, ocorre quando aquele está no oviduto da fêmea.

Deste então, ocorrem várias divisões celulares onde se formam centenas de células. Em seguida ocorre uma breve pausa no seu desenvolvimento até que a fêmea comece o período de chocá-lo.

Com a incubação do ovo, as células se agrupam em tecidos e se especializam, formando os diferentes órgãos. A partir daí, dá-se o início de engorda até completar 13 dias de choco, onde o filhote estará pronto para quebrar a casca e sair para dar continuidade à espécie.

A VIDA DENTRO DO OVO

O ovo é uma célula com grande reserva alimentar (gema) sobre a qual está depositado o disco germinativo, que originará o embrião (futuro filhote).

A gema é sustentada por tendões de proteínas, que se encarregam de mantê-la no centro do ovo quando este é revirado pela fêmea.  Assim, este é aquecido em todo o seu diâmetro, atingindo pleno desenvolvimento com maior eficácia.

A albumina (clara) parte transparente que envolve a gema é responsável pelo suprimento de água para o filhotinho. Tudo isto é envolvido por uma película e pela casca, dando proteção ao embrião.

ALGUNS CUIDADOS

Seria muito interessante que os criadores de canários pudessem visitar uma granja de produção de pintos t ou patos, ou marrecos, etc.) para terem uma idéia do cuidado e do respeito com que os ovinhos são tratados.

Este cuidado é de extrema importância para que o embrião se desenvolva plenamente, proporcionando o nascimento de um filhote forte e sadio.

É fundamental que se faça uma profilaxia esmerada antes do acasalamento em todos os utensílios que serão utilizados durante a época de cria (gaiolas, ninhos, potinhos, comedouros, bebedouros e etc.) É necessário, também, que se faça pintura nas paredes e gaiolas, sendo este ato de grande ajuda na eliminação de vários germes maléficos aos filhotes.

Preferencialmente, vá a um Veterinário e faça exame de fezes, coletando o material de acordo com sua orientação e alguns outros exames que possam ajudar na prevenção de possíveis doenças, pois no ato do nascimento o filhote terá tido tempo para produzir anticorpos suficientes para a "batalha" que será a vida com pouca proteção da mãe.

Um cuidado especial que se deve ter, é com o ambiente onde o ovo irá ser chocado, já que o embrião, (embora não pareça), sofrerá importantes influências deste meio.

O ovo possui alimento e água necessários para o bom desenvolvimento do filhote. Porém este, além disto, precisa de boas condições físicas, como: oxigênio, temperatura ideal, umidade relativa do ar adequada, etc. para sua sobrevivência.

Exatamente para receber elementos gasosos do ar, a casca do ovo é porosa, ou seja, é permeável aos gases.
Esta troca gasosa é necessária para absorção do oxigênio, sendo feita pelo filhote com o exterior, por minúsculos poros que não deixam a água sair.

Por isso, o ar do criadouro deverá ser o mais puro possível, para que durante a estada do embrião dentro do ovo, este corresponda favoravelmente.

Dentro do criadouro devemos evitar
- o uso de desinfetantes contendo amônia ou formol
- o uso de inseticidas ligados durante a noite
- superpopulação
- evitar levantar poeira ao varrer o chão.

O ideal é mantermos o criadouro limpo e ventilado.
Muitos criadores preferem retirar os ovos colocados no primeiro, segundo e terceiro dias, guardando-os em um potinho com alpiste ou areia.

Este procedimento, deverá ser feito com o ovo na posição vertical, sendo que a parte mais fina deverá ser orientada para baixo.

Com a postura do quarto ovo, o criador retorna com todos os outros ao ninho, evitando assim, que os filhotes nasçam em dias variados.   Este processo é bem eficaz em criadouros onde existam poucos casais.
Outros criadores preferem deixar os ovos no ninho sem retirá-los, pois acham que isto facilita o manejo de sua criação. Este é um processo que dá bons resultados quando se tem grande número de casais, já que serão
necessários muitas trocas de filhotes para outros ninhos, onde este possua o mesmo tamanho do restante da ninhada, para poderem disputar com igualdade de condições a comida trazida pêlos pais.

INCUBAÇÃO

Para uma boa incubação e conseqüente eclosão, é necessário que tenhamos muito cuidado com o manuseio dos ovos, pois sua casca deverá estar livre de:

-qualquer batida, rachaduras ou deformações.

-qualquer substância estranha (sujeira), pois nelas se depositam milhões de bactérias, que poderão infectar o filhotinho que ainda não possui grandes defesas orgânicas, prejudicando-o.

-poeira que possa dificultar a passagem do oxigênio para seu interior.

Os ovos poderão ser limpos com uma toalha limpa, mas não raspados ou lavados, já que as conseqüências poderão ser prejudiciais ao bom desenvolvimento embrionário.

Cuide para não tocar os ovos com as mãos sujas, pois este ato poderá ajudar na contaminação do embrião.
Os ovos em processo de desenvolvimento, ou como nós criadores falamos, os ovos "cheios", poderão ser observados através de ovoscópio à partir do sexto dia após o início do choco. Sendo importante a retirada dos que não foram fecundados ou que não estejam sadios, pois estes desprendem gases prejudiciais aos outros embriões que estiverem em desenvolvimento no mesmo ninho.

A UMIDADE

O ar contém certo grau de umidade, que poderá ser medido por um aparelho chamado higrômetro.
A umidade relativa do ar dentro do criadouro deve variar de 60% a 80%. Abaixo deste índice mínimo poderá haver ressecamento da casca, prejudicando a ruptura desta pelo filhote e acima do limite máximo, poderá
ocorrer um deposito de água na casca além do desejável, prejudicando a troca gasosa do ambiente com seu interior.

Se o ambiente estiver com baixa umidade, inferior a 50% algumas providências poderão ser tomadas para elevá-la como, por exemplo, pulverizar o local com água ou colocar esponjas molhadas próximas ao ninho.
Se esta baixa umidade ocorrer muito próxima ao dia do nascimento do filhote, o criador poderá fazer uma pulverização com água nos ovos, para evitar que a casca fique muito seca e endureça.

O NASCIMENTO

Imediatamente antes de romper a casca, o filhote troca à respiração via arterial que possuía (pouco complexa para tratarmos aqui) pela respiração pulmonar, já que esta lhe permitirá absorver maior quantidade de oxigênio que precisará em virtude do esforço para romper a casca, assim como em virtude da maior movimentação de que necessitará.

Existem muitos episódios em que o filhotinho não conseguirá sair do ovo (casca muito dura), morrendo por falta de oxigênio.

Nas primeiras 24 horas após a eclosão de vida ele consegue se manter vivo mesmo se não for alimentado pela mãe, pois guarda reservas nutritivas no interior de seu organismo (saco de gema).

O ideal é que desde o nascimento, o criador ofereça um cardápio variado ao casal para que, nesta escolha, eles se sintam estimulados a cuidar dês seus filhotes desde as primeiras horas.

A partir daí o criador deverá observar se a fêmea está alimentando o recém nascido com eficiência. Isto não acontecendo, este deverá alimentar o filhote no bico com uma papinha e colocar um pouquinho de açúcar na água do bebedouro para estimular a mãe a sair do ninho mais vezes. Se isto não lograr êxito, o criador deverá trocá-lo para uma outra fêmea que seja melhor tratadora.

CONCLUSÃO

Como podemos observar, é necessário bastante atenção desde a fecundação ao nascimento do filhote para que este possa nascer e crescer sadio.

Aliás, o cuidado deverá ser tomado muito antes, com a escolha de casais saudáveis, de boa linhagem, oriundo de criadores limpos e terem idade média entre 1 e 3 anos.

Antes do acasalamento os reprodutores devem passar por um período de adaptação ao ambiente, ao manejo e a alimentação que serão fornecidos a eles durante o período reprodutivo.

Terminando, gostaria de repetir e alertar os iniciantes que, embora o ovo pareça uma cápsula onde em seu interior um ocupante está isolado do resto do mundo, sua casca é porosa, ocorrendo assim muita comunicação entre o seu interior e o meio ambiente.

Portanto vamos reforçar os cuidados com esta primeira morada do nosso futuro campeão.
 

A falta de higiene é a responsável por grande número de doenças que atingem os canários. Mantenha o canaril limpo e arejado para ter um plantei saudávelÉ mais fácil prevenir doenças que curá-las.
 

 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros Artigos

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 4998 vezes! - Desde 09/04/2008.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS