HOME*Seja Bem Vindo(a), Boa Noite!
Hoje é Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017 *
Criadouro Kakapo

PODODERMATITE  


Dr. Ivan Fernandes Malateaux
Pós Graduado em Clinica e Manejo de Animais Selvagem, Veterinário da Clinica Veterinária 3 Filhotes à Rua General Olimpio Mourão Filho, 45, Vila Florida SBC-SP – Tel(11) 4363-1141
3filhotes@bol.com.br
Presidente da ONG Elo Ecológico-Associação Brasileira de Proteção à Vida Selvagem.
www.elocologico.org.br
Revista UCPP 2008
Arquivo Editado ppr Criadouro Kakapo 15/04/2010

 

A pododermatite é a denominação dada genericamente à qualquer enfermidade que atinge o coxim plantar. Usualmente resulta em claudicação e dependendo da gravidade das lesões podem impossibilitar o animal de se loco mover adequadamente (mais freqüente nos psitacídeos), de se reproduzir e pode até levar à morte.
A pododermatite ou bumblefoot é um problema muito freqüente, embora seja mais observado em aves em cativeiro. Vários são os fatores predisponentes ou causadores de pododermatite, citaremos brevemente os mais comuns.
Alguns pássaros apresentam, em volta do bico e dos pés, uma "casca ou craca" prova­velmente uma hiperqueratose, a qual a causa deve ser investigada. Unhas encravadas ou crescidas exageradamente podem predispor ao aparecimento de pododermatite.
A pododermatite infecciosa geralmente é decorrente de infecções de bactérias oportunis­tas como Streptococcus e Staphilococcus. No inicio observa-se congestão dos vasos sanguíneos, seguido de edema, descamação, formação de crostas e em médio prazo a mortalidade é alta, havendo bom prognóstico geralmente quando o diagnóstico e tratamento é precoce.
Temos também como fatores predisponen­tes ao desenvolvimento de pododermatite o esparavão, a varíola/bouba, picadas de insetos, falta de higiene, hipovitaminose A, sarna Knemidocoptica, micobacterio­se/tuberculose aviária, gota úrica e espiroque­tose.
O paratifo, doença causada por bactérias do grupo das salmonelas podem, nos casos mais graves, manifestar-se por infecções fortes nas articulações das asas e das per­nas.
Outros prováveis fatores que auxiliam o desenvolvimento de pododermatite são poxviroses, papilomas, tumores, intoxicação por ergot, fraturas antigas, queimaduras por frio ou calor, infecções fúngicas das unhas, automutilação/estresse, brigas, constrição por anilha, alergia ao cigarro/tabaco e até DBPP (Doença do Bico e Pena do Psitacídeo). Níveis inadequados e biotina podem também predispor ao aparecimento da lesão em questão.
Os poleiros são de extrema importância para a plena saúde dos animais. Devemos evitar os poleiros lisos (de cano plástico ou de metal, envernizados ou lixados). Poleiros de uma só grossura não exercitam as juntas dos pés e acabam por trazer lesões nas articulações e músculos das patas, os muito grosso forçam demais os tendões enquanto os mais finos não permitem o desgaste ideal das unhas, além de predispor à grande pressão devido ao peso da ave à uma área muito restrita do coxim das patas. O ideal é que o poleiro seja discretamente áspero ou com ranhuras (como os mais recentes poleiros plásticos) facilitando assim a sua higienização e melhorando a aeração da pata e acomoda­ção das unhas.
Devemos também evitar ao máximo que os poleiros acabem impregnando grande quanti­dade de fezes, pois estas irregularidades repletas de produtos cáusticos (uratos) e fezes (bactérias) podem predispor o animal à desen­volver graves lesões ou infecções locais. Evite os poleiros com lixas que podem causar sérios traumatismos aos pés das aves.
O manejo clínico inclui o tratamento à base de assepsia local, pomadas cicatrizantes, antibióticos, bandagens, curativos ou até mesmo cirúrgico.
O tratamento geralmente é feito com a desinfecção local e uso de produtos à base de DMSO (dimetilsulfóxido). Recentemente está se colocando cirurgicamente implantes de polimetilmetacrilato impregnados com antibió­ticos, apresentando bom resultados experimentais em rapinantes de Zoológicos.
É muito importante que a ave afetada seja examinada e tratada por veterinário especialis­ta em aves para que seja determinada correta­mente a causa da pododermatite e não sejam apenas amenizados os sintomas da mesma.


 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Doenças

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 3653 vezes! - Desde 26/04/2012.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS