HOME*Seja Bem Vindo(a), Bom Dia!
Hoje é Quinta-Feira, 29 de Junho de 2017 *
Criadouro Kakapo

FUGINDO AS REGRAS  


Revista Passarinheiros & CIA 47
Luiz Alberto Shimaoka
Médico Veterinário CRMVSP 6003
Arquivo Editado em 28 Jan 2011

Fique atento aos problemas que a postura crônica ou prolongada pode trazer à sua ave.

A postura crônica ou prolongada ocorre quando fêmeas sexualmente maturas fazem posturas seqüenciais com intervalo entre posturas muito próximas, ou seja, botam certo número de ovos, nem bem começam a chocar e fazem nova postura.
As posturas crônicas não são tão comuns em aves silvestres, mas muitos de nós já possuímos aves que criaram de modo normal e agora desenvolveram o hábito de posturas seqüenciais. Não chocam como antes, abandonam o ninho e logo em seguida fazem nova postura e assim sucessivamente. A causa do problema está relacionada a alterações hormonais destas fêmeas, pois a postura é determinada por um equilíbrio muito delicado de hormônios de ações sexuais (hipófise) e hipotalâmicos. O estímulo do crescimento de folículos se dá pela ação de um hormônio chamado de hormônio folículo estimulante (FSH) sobre o ovário, fazendo com que estes se desenvolvam. Após o seu pleno desenvolvimento, o folículo sofre a ação de outro hormônio associado ao FSH, o hormônio luteinizante (LH) e assim promovem a sua liberação ou ovulação no trato genital da fêmea, onde desenvolve até a formação completa do ovo, sendo então posto.
Devemos lembrar que a maioria das fêmeas possui somente o ovário esquerdo, sendo o direito ausente ou desprovido de evolução. A maturação do ovário se inicia através de um processo que chamamos de fotoperio­dismo positivo, que nada mais é do que a sensibilização do organismo quando gradati­vamente ocorre o aumento do período de luz por dia, o que acontece com a primavera. Com os dias se tornando mais longos (fotoperiodismo positivo) ocorre a estimulação luminosa do organismo da ave por sensibilização do nervo óptico, que envia mensagem à glândula pineal (hipófise), fazendo com que o processo sexual "estimulatório" se inicie. A hipófise ativa o hipotálamo que começa a produzir fatores de liberação de gonadotrofinas (GnRH), que atua novamente na hipófise, fazendo com que ocorra a produção de hormônios que atuam na maturação dos folículos do ovário, até a sua liberação e formação do ovo .
O equilíbrio destes hormônios é muito delicado, sendo que quando um deles se eleva muito no organismo, automaticamente há um estímulo negativo para que cesse a sua produção. O exemplo mais fácil de visualizar é o que anteriormente foi explicado, ou seja: a hipófise estimula o hipotálamo na produção de GnRH e este estimula a própria hipófise na produção de hormônio FSH e LH. Já com a alta dos hormônios FSH e LH há a estimulação de forma negativa do hipotálamo para que pare de produzir GnRH, diminuindo­se assim a produção de FSH e LH. Ou seja, tanto um quanto o outro pode agir para que ocorra o aumento ou diminuição da sua produção hormonal.
Como vemos o desequilíbrio destes hormônios pode fazer com que ocorra um excesso de estímulo no ovário, levando a posturas mais freqüentes e irregulares. Várias mudanças podem favorecer o aparecimento do pro­blema, podemos citar:
Alterações hormonais por excesso de estímulo sexual das fêmeas como: a presença de machos fogosos cantando do lado; fêmea "enfemeada" com o proprietário; sons de outras fêmeas pedindo gala; fêmeas com filhotes; entre outras;
Alimentação muito rica em cálcio, vitaminas e proteínas, favorecendo a produção de hormônios;
Excesso de estimulação luminosa;
Administração de hormônios exógenos (proprietário oferece ou efetua tratamento com o fornecimento de hormônios);
Outras causas e causas indefinidas.
Outros problemas que decorrem da postura crônica das aves são resultantes do próprio desgaste que a ave sofre com as posturas seqüenciais, pois perdem cálcio, vitaminas, proteínas, gorduras, açúcares e minerais diversos.
Podem assim desenvolver quadros de desnutrição, desgaste orgânico geral, ovos virados e ovos sem casca, entre outras situações decorrentes do excesso de oviposição (posturas).
O diagnóstico da postura crônica das aves é feito exclusivamente pelo próprio quadro de posturas seqüenciais. O tratamento se baseia em desestimular a fêmea a efetuar posturas seqüenciais.
Podemos: "enfraquecer" a alimentação: diminuir a fonte de cálcio; diminuir o período de luz por dia; mudar a ave de ambiente, retirando-a assim de perto dos machos, fêmeas com filhotes e fêmeas pedindo gala; não automedicar as aves; entre outras medidas.
A prevenção é incerta, pois nunca podemos prever que a ave vá desenvolver a doença. Por esse simples fato só podemos acompa­nhar a ave e se ocorrer posturas seqüenciais podemos afirmar que estamos diante de um quadro de postura crônica.
Em caso de dúvidas procure sempre o auxílio de um Médico Veterinário.


 

Voltar Página dos Artigos

Voltar Página Menu Artigos Outros

Voltar Página Inicial

Este artigo foi vizualizado 2215 vezes! - Desde 24/04/2012.



Anuncie ....

Clique no logo Azul e anuncie aqui. 7 dias por semana 24 horas por dia.

Anuncie Aqui....
Sitio do Criadouro Kakapo


Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu

Anuncie ....
MC Agropecuaria....

ACPSSC....

width 140 pixels X height 70 pixels, saiba como anunciar aqui

ANUNCIE SEU CRIADOURO OU SUA EMPRESA AQUI
Software SISCOCAN ***....

Adquira já o seu



Clique na Estrela Acima e adicione o Site Criadouro Kakapo aos favoritos!.

Veja Aqui As Enquetes Encerradas


Voce usa Farinhada?
Farinhada Caseira
Farinhada Comercial
Votar
resultado parcial...


Qual Mutação Prefere
Acetinado
Cobalto
Eumo
Feo
Jaspe
Onix
Opal
Pastel
Topazio
Outras
Votar
resultado parcial...


De uma nota para o site
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Nota 6
Nota 7
Nota 8
Nota 9
Nota 10
Votar
resultado parcial...

Como nos Encontrou?
Amigos (indicação)
Já conhecia o site
OutDoor
Por E-Mail
Publicidade do Criadouro
Revistas Ornitológicas
Site de Busca
Outros
Votar
resultado parcial...

Página Atualizada . 

Contadores Iniciado em
07 Jan 2011.
 


Firefox

GERAL
CANÁRIOS GERAL
CANÁRIO DE COR
CANÁRIO DE PORTE
CANÁRIO DE CANTO
LEGISLAÇÃO
PARTICIPE
INFORMAÇÃO
SERVIÇOS
IMAGEM E FOTOS
LITERATURA
LINKS
FAQ´S
FALE CONOSCO
DOWNLOAD
DIVERSOS